terça-feira, 19 de junho de 2007

Pílula anticoncepcional cura tensão pré-menstrual

Já se encontra disponível no mercado farmacêutico brasileiro o novo contraceptivo oral da Bayer Schering Pharma. A Yaz é a primeira pílula anticoncepcional de baixa dosagem hormonal (na sua composição contém 3mg de drosperinona e 0,02mg de etinilestradiol) aprovada pela Food and Drugs Administration para o tratamento dos sintomas mais severos de tensão pré-menstrual, que em seis por cento dos casos, de acordo com os médicos, atingem a sua forma mais grave: a síndroma disfólica pré-menstrual.

Quando em três ciclos menstruais consecutivos a mulher evidencia pelo menos um sintoma físico e um sintoma emocional de TPM – os primeiros incluem fadiga, dores de cabeça, inchaço dos pés e das mãos, dor no peito, distensão abdominal, cólicas, alterações do apetite e do sono e dores nas articulações e nos músculos, enquanto nos segundos estão compreendidos irritabilidade, depressão, desespero, ansiedade e tensão, tristeza repentina, choro, raiva e fúria, oscilações súbitas de humor, dificuldades de concentração, baixa auto-estima, falta de energia e pouco interesse por actividades habituais –, estamos perante uma manifestação da forma mais grave de tensão pré-menstrual.
É nestes casos que a nova pílula pretende actuar, reduzindo os sintomas que mais afectam a qualidade de vida das mulheres durante a menstruação. A Yaz possui os efeitos antimineralocorticóide e antiandrogénico, que permitem reduzir a retenção de líquidos de origem hormomal e contribuem para aliviar os sintomas de TPM, ao mesmo tempo que também ajuda a combater o acne. A Yaz está disponível em embalagens mensais de 24 comprimidos revestidos, devendo a mulher fazer a toma diária de um comprimido durante 24 dias consecutivos, interrompendo depois durante quatro dias, altura em que ocorrerá um sangramento vaginal por privação hormonal similar ao período menstrual.

Carla Teixeira
Fonte: News Med

Sem comentários: