terça-feira, 19 de junho de 2007

Programa nacional investiu cerca de 3,5 milhões de euros na luta contra a SIDA

O Programa ADIS/SIDA, da Coordenação Nacional para a Infecção VIH/SIDA, financiou 47 projectos de prevenção, apoio social e formação em 2007. O Programa foi criado em 2002 e tem como objectivo apoiar, tanto do ponto de vista técnico, como financeiro, as iniciativas desenvolvidas por Organizações Não-Governamentais (ONG´s) e por outras instituições sem fins lucrativos, que apresentem soluções sólidas para as necessidades actuais, tanto nas áreas da prevenção, como de apoio social e ainda formação em VIH/SIDA.

Os programas, que receberam apoios financeiros, têm o intuito de reduzir a transmissão do vírus da SIDA, diminuir o predomínio dos casos de pessoas infectadas que ainda não foram diagnosticadas, alertar para os riscos de infecção a que estão sujeitos os utilizadores de drogas injectáveis e reduzir essas situações, defender os direitos das pessoas infectadas, fomentar a solidariedade e garantir a qualidade dos cuidados de saúde, a prestação de cuidados continuados, o apoio social e reabilitação, fomentando também a intervenção da sociedade civil e dos organismos estatais.

No conjunto dos programas que receberam apoios, 14 dedicam-se ao apoio social e 33 à prevenção, num investimento total de cerca de 3,5 milhões de euros. O financiamento da Coordenação Nacional corresponde, este ano, a cerca de 2,7 milhões de euros, o que representa um apoio de 78%. O Programa pretende ainda apostar na formação de pessoas para trabalhar na luta contra a SIDA.

No encontro para a apresentação dos projectos financiados à sociedade civil em 2006 e 2007, que decorre em Lisboa, procura-se avaliar os resultados e os constrangimentos relativos ao funcionamento do Programa, bem como propor novas perspectivas de financiamento às organizações que actuam directamente nesta área, tal como foi feito em 2006.

No ano passado, o Programa financiou 40 projectos, 15 deles no âmbito do apoio social e extra-hospitalar, 22 dedicados à prevenção e três à formação. O financiamento da Coordenação Nacional foi de cerca de 2,6 milhões de euros, o que corresponde a 78% dos cerca de 3,3 milhões de euros que estes projectos envolveram na sua totalidade.

Isabel Marques

Fontes: Diário Digital / Lusa e www.sida.pt

Sem comentários: