terça-feira, 19 de junho de 2007

Tratamento para glaucoma pode tornar-se mais eficaz
Nanopartícula transporta medicamento para o olho


A resposta ao velho anseio da comunidade científica de transportar medicamentos para dentro do olho de uma forma eficaz e relativamente cómoda para o paciente, e que permita tratar com maior sucesso doenças como o glaucoma, poderá estar na iminência de se tornar realidade. Uma equipa de investigadores da Universidade da Florida, nos Estados Unidos, desenvolveu uma nanopartícula que transporta para o interior do olho medicamentos essenciais para tratar aquela doença, que pode levar à cegueira.

A nova nanopartícula, que será dada a conhecer no âmbito de um artigo a publicar na edição do próximo dia 28 da revista científica «Journal of Physical Chemistry», é pequena, não é invasiva nem desconfortável para os doentes, de acordo com os cientistas, e tem demonstrado resultados muito positivos em termos de penetração no olho e no que diz respeito ao transporte do medicamento, sempre com garantia de segurança para o doente, tendo apresentado maior eficácia no tratamento do glaucoma do que os complexos de polímeros normalmente utilizados nos colírios convencionais.
A equipa norte-americana de especialistas considera que “a nanopartícula pode, de uma forma segura, passar a barreira de sangue do cérebro, tornando-a numa ferramenta não tóxica eficaz para a entrega de medicamentos”, como explicou um dos investigadores envolvidos no projecto. Sudipta Seal, professor na Universidade da Florida, acrescentou que a nova nanopartícula “baseia-se numa conjugação de óxido de cério com um composto que bloqueia a enzima hCAII, que se pensa ter um papel importante no desenvolvimento do glaucoma”.

Carla Teixeira
Fonte: TV Ciência

Sem comentários: