terça-feira, 19 de junho de 2007

Identificada proteína que inibe vírus da sida

Uma equipa de investigadores do Conselho Superior de Pesquisas Científicas de Espanha anunciou a descoberta de uma nova proteína terapêutica que poderá, de acordo com os resultados de um estudo que desenvolveram, ajudar a evitar que as células sejam infectadas pelo agente causador da doença. A investigação, descrita na última edição da revista «Nature Cell Biology», poderá representar um avanço significativo no entendimento das fases iniciais da infecção pelo VIH, num momento em que a sida é tida, na comunidade médica e científica, como a grande epidemia deste século.

De acordo com o cientista que dirigiu o estudo, os investigadores encontraram uma proteína que se liga aos receptores que usam o vírus para invadir as células sãs do organismo, e infectá-las. Santos Mañes explicou que “cada uma das células possui um esqueleto que define a sua forma e fornece o suporte interno necessário para que funcione. Diante de qualquer estímulo externo, como uma eventual tentativa de infecção, esse citoesqueleto reage promovendo uma auto-reorganização, mediante um complexo sistema em que têm papel essencial as enzimas RHO GTPases”.
Os cientistas espanhóis descobriram que, em caso de infecção pelo VIH, a proteína une os receptores do vírus ao citoesqueleto da célula, activando em simultâneo a enzima RHO-A. Segundo aquele responsável, “o êxito do vírus da sida na infecção das células do sistema imunológico (linfócitos T) poderá encontrar explicação no funcionamento do mecanismo descrito no estudo agora divulgado. À luz deste e de anteriores trabalhos nesta área, os investigadores espanhóis acreditam que o VIH se apropria do mecanismo fisiológico que activa as células de defesa do organismo para conseguir invadi-lo e, progressivamente, accionar a sua destruição.

Carla Teixeira
Fonte: UOL Ciência e Saúde

Sem comentários: