terça-feira, 19 de junho de 2007

Analistas especulam uma possível fusão da Sanofi-Aventis

Os analistas especulam que a Sanofi-Aventis pode procurar uma fusão com outra farmacêutica, de forma a fortalecer a sua pipeline, depois da FDA ter chumbado o Zimulti ou Acomplia (rimonabant) no tratamento contra a obesidade.

É esperado que a Sanofi-Aventis perca cerca de um terço das suas vendas dentro de cinco anos, devido à competição dos genéricos, precisando de um novo motor que impulsione o crescimento, sendo que a melhor e mais rápida maneira seria através de um crescimento externo.

Os analistas prevêm ainda que os potenciais alvos para uma fusão possam ser a Bristol-Myers Squibb ou a Eli Lilly, a quinta maior farmacêutica americana. A Sanofi revelou em Fevereiro que as conversações com a Bristol-Myers Squibb sobre uma possível fusão tinham terminado, mas Jean-Edouard Reymond, da Union Bancaire, sublinhou que agora um negócio com a Bristol-Myers Squibb parece inevitável, tendo a farmacêutica apostado demasiado no Zimulti ou Acomplia, uma vez que contava com um lucro de três biliões de dólares por ano.

Contudo, Nick Turner, da Mirabaud Securities, sugeriu que a Sanofis, em alternativa, pode procurar uma fusão com a Eli Lilly. Contudo, nenhum porta-voz das referidas farmacêuticas quis comentar as especulações.

A Sanofi pode ainda procurar fazer uma aquisição de uma farmacêutica de tamanho médio. A farmacêutica afirmou, no mês passado, ainda estar à procura de uma companhia japonesa para adquirir, visto que o mercado dos países asiáticos oferece mais oportunidades de crescimento do que a Europa, onde os cortes governamentais têm estagnado as vendas.

Isabel Marques

Fontes: FirstWord, Bloomberg

Sem comentários: