terça-feira, 19 de junho de 2007

Café pode prevenir tremor do olho

Um a dois cafés por dia parece que contribuem na prevenção do espasmos oculares, que podem em último caso provocar a cegueira. Este é o resultado de um estudo feito por cientistas italianos e publicado no Journal of Neurology, Neurosurgery and Psychiatry.

No estudo, foram analisados os hábitos de 166 pessoas que bebem café e que fumam. No que diz respeito ao tabaco, os cientistas não chegaram a conclusões efectivas. Mas, os que cosumiam café demonstraram menos tendência para desenvolver o problema nervoso da visão.

«As nossas análises aumentam as dúvidas no qe diz respeito à relação entre tabaco e os espamos ocular, e fortalecem a ideia de que o café pode ter um papel preventivo», explica o professor da Universidade de Bari, Itália, Giovanni Defazio.

O cientista acredita que a cafeína pode bloquear os receptores cerebrais associados ao tremor.
Com esta descoberta podem ser desenvolvidos novos fármacos para tratamento e prevenção deste distúrbio. Até agora os médicos utilizam o Botulinum.

O espasmo ocular é uma disfunção neurilógica que envolve contracções involuntárias dos musculos. Atingem sobretudo as pessoas com mais de 50 anos e começa muitas vezes por ser uma irritação nos olhos.

Sara Pelicano
Fonte: BBC

Sem comentários: