segunda-feira, 4 de junho de 2007

AstraZeneca compra 96% da MedImmune

Negócio envolveu 11,1 mil milhões de euros

A farmacêutica britânica AstraZeneca anunciou hoje ter chegado a acordo para a compra de 96 por cento da sua congénere norte-americana MedImmune por 11,1 mil milhões de euros, o que lhe permitirá obter vacinas contra a gripe e um tratamento anti-viral para bebés.

O comunicado emitido pela farmacêutica adianta que os investidores da MedImmune irão receber 58 dólares norte-americanos por cada uma das suas acções, o que representa um prémio de 53 por cento relativamente ao preço das acções da MedImmune antes de a empresa anunciar, em Abril, que estava à procura de um comprador.

A duas farmacêuticas planeiam fechar o negócio no dia 18 de Junho, altura em que a MedImmune se tornará uma subsidiária totalmente controlada pela AstraZeneca. Esta aquisição surge depois da AstraZeneca ter anunciado a desistência do seu novo tratamento para o coração, o quarto revés do laboratório na tentativa de desenvolver novos medicamentos desde Fevereiro de 2006.

A venda da MedImmune vem na sequência das pressões exercidas pelos accionistas da empresa sobre o conselho de administração. Na abertura do mercado bolsista, na sexta-feira, as acções da MedImmune registaram uma subida de seis cêntimos, passando a valer 57,95 dólares norte-americanos.

Marta Bilro

Fonte: AstraZeneca, Bloomberg; CNN Money; Forbes; Morningstar, Diário Económico

1 comentário:

ptcp disse...

Bons textos Marta. Está-se a revelar bastante versátil. Continue o bom trabalho.