segunda-feira, 4 de junho de 2007

Natura em casa



Aloé Vera- A Planta dos Milagres


Nos dias que correm muito se fala de Aloé Vera para resolver vários problemas. Mas de onde surgiu esta planta lilácea e quais os benéficos que poderá trazer para o nosso organismo.
Na antiguidade já se falava do aloés como tendo várias propriedades curativas. No entanto, foi em tempos esquecido pela medicina oriental, voltando agora a ser bastante utilizada. Cristóvão Colombo designara-a como “médico em vaso”. Actualmente esta planta pode tratar desde queimaduras de pele a azia, passando por dores provocadas pela artrite. É bactericida, fungicida, anti-vírico, alivia a comichão e hidrata a pele seca, etc.
Claro que, é evidente que nem sempre o Aloé resolve todos os problemas. Para muitos médicos “o que cura tudo não cura nada” e essa frase pode muito bem ser utilizada contra a nossa planta.
Segundo a medicina convencional, um remédio deve ter efeito específico e é necessário conhecer todos os seus efeitos activos. O aloés desafia esta regra pré concebida.
A verdade é que a reputação do aloés não impediu que muitos cientistas curiosos o estudassem, confirmando muitas das suas propriedades lendárias e, encontrando outras novas. É o caso da SIDA e da angina de peito.
Para além das suas múltiplas utilizações medicinais, hoje em dia é também conhecido pelas suas propriedades nutricionais. Não é à toa que os iogurtes, gelatinas e bebidas possuem esta substância na sua composição. O aloés é rico em vitaminas, sais minerais, aminoácidos, enzimas, mono e polisacarídeos.
É de facto um verdadeiro “milagre” da Natureza que está a ser redescoberto.


Liliana Duarte
Fonte: Dehin, Robert, O Médico Verde: A Planta dos Milagres, Publicações Prevenção de Saúde.

Sem comentários: