segunda-feira, 4 de junho de 2007

Uma nova esperança no cancro do fígado

Um estudo publicado hoje, nos Estados Unidos, revela a existência de um medicamento que aumenta a esperança de vida, para doentes com o cancro do fígado, medicamento que começa hoje a ser vendido em Portugal.

O sorafenib (substância activa), em forma de comprimidos ainda não está à venda, segundo o site na Internet do Infarmed, este fármaco está indicado para o cancro do rim, mas estuda-se a hipótese de poder ajudar outro tipo de doentes.
Os ensaios clínicos, feitos no estudo, pela Faculdade de Medicina de Monte Sinai, Nova Iorque, foram feitos em 602 doentes que ainda não se tinham tratado e os resultados foram bastante positivos.
Um grupo de 299 doentes tomou sorafenib e a média de sobrevivência foi de 10,7 meses, enquando os que tomaram um placebo foi de apenas 7,9 meses.
Um outro estudo, mostra que a quimioterapia juntamente com cirurgia para retirar metástases do fígado nos doentes com cancro colo-rectal reduz o risco de ressurgimento de tumor hepático. Cerca de metade das pessoas com cancro colo rectal desenvolvem este tipo de metástases e o tratamento é a sua extracção pela cirurgia.
Este tipo de tratamento combinado entre a quimioterapia e a cirurgia foi efectuado entre os anos de 2000 e 2004 a303 pacientes com cancro colo-rectal com metástases no fígado.
Depois de um longo acompanhamento, 42,9% dos pacientes submetidos ao tratamento combinado não tiveram qualquer ressurgimento de tumores, nos que não fizeram esse tratamento, o não ressurgimento foi de 33,2%.

Juliana Pereira
Fonte: Diário Digital / Lusa

Sem comentários: