segunda-feira, 4 de junho de 2007

Raios-x coloridos ajudam a detectar tumores em fase inicial

Uma nova tecnologia de raios-x coloridos foi desenvolvida por um grupo de cientistas da Universidade de Mid Sweden, na Suécia, com o objectivo de conferir mais eficácia ao processo de detecção de tumores na fase inicial, através de uma dose mínima de radiações.

Esta tecnologia inovadora, baseada numa outra desenvolvida por físicos nucleares com vista à detecção de partículas, apresenta desafios elevados para os investigadores, uma vez que a intenção é a de minimizar a câmara de raios-x coloridos a um formato microscópico, reduzindo o equipamento de grande escala.

Assim, para que se proceda à leitura electrónica de cada pixel no sector de imagens, esta deve ser ajustada a um espaço muito reduzido com garantias de que se realiza um raio-x seguro.

Utilizando computadores que elaboram uma simulação da próxima geração de câmaras deste tipo de radiação, a equipa de especialistas desenvolveu também uma forma de aumentar a qualidade destes raios coloridos. Esta nova tecnologia poderá também permitir a visualização da consistência dos materiais.

Marta Bilro

Fonte: Diário Digital, Fábrica de Conteúdos