segunda-feira, 4 de junho de 2007

IX Congresso Mundial de Farmacêuticos de Língua Portuguesa

Cabo Verde foi o país escolhido para acolher, entre Fevereiro e Abril do próximo ano, o IX Congresso Mundial de Farmacêuticos. Do programa preliminar do evento, que decorre sob a égide da Associação de Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa (AFPLP), constam problemas como a contrafacção de medicamentos, a formação dos farmacêuticos e as pandemias de sida e tuberculose, que afectam o continente africano.

Na edição do ano passado, que teve lugar em Luanda, Angola, o congresso atingiu importantes consensos no que toca aos assuntos abordados, que deixaram patente as preocupações da associação com temas como o combate à sida, a formação de farmacêuticos e o acesso, a qualidade e a segurança dos medicamentos. Cientes de que as farmácias são, muitas vezes, o recurso de saúde mais disponível para as pessoas, os profissionais disponibilizam-se a contribuir para a implementação de programas de prevenção, formação, educação e redução de riscos do VIH.
Ao assumirem, na edição 2006 do congresso, o «Compromisso dos farmacêuticos com o combate à sida», os profissionais lusófonos afirmam a sua disponibilidade e predisposição para apoiar a definição de um quadro regulamentar que assegure a acessibilidade da população aos medicamentos anti-retrovirais com qualidade e em condições de segurança, e a colaborar na monitorização da evolução da doença e na promoção da adesão à terapêutica.

Carla Teixeira
Fonte: Farmácia em Português

Sem comentários: