segunda-feira, 4 de junho de 2007

Seja generoso. Doe o seu cadáver à investigação médica.

Já alguma vez pensou em doar o seu próprio cadáver? Esta pergunta será macabra para uns, ridícula e sem fundamento para outros mas, segundo a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, a pergunta neste momento faz todo o sentido. Isto porque a falta de cadáveres doados ao Instituto de anatomia do Prof. J. A. Pires de Lima da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) ameaça comprometer as aulas de anatomia e a investigação científica com base na dissecação de cadáveres.

A FMUP é a única escola médica portuguesa que continua a utilizar o método de dissecação de corpos humanos como método de aprendizagem médica e, apesar das declarações de doação que chegam à Faculdade, o problema baseia-se, sobretudo, no incumprimento dos familiares que ignoram a vontade do doador, acabando por existir uma disparidade enorme entre o número de declarações de doações e o número de doações efectivas.

Apesar de entidades como o Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida já terem dado o seu parecer favorável à Faculdade, considerando que, "do ponto de vista ético, é inaceitável que a vontade de outrem, quem quer que seja, se possa sobrepor à vontade do próprio", o que é certo é que o problema persiste. Calcula-se que diversas questões do foro religioso estejam na origem do incumprimento por parte dos familiares.

O Instituto de Anatomia da FMUP apela à generosidade de todos os portugueses lembrando que em todo o processo intrínseco ao uso dos corpos para investigação existe uma total consideração pela dignidade pessoal e social do falecido e dos seus respectivos familiares não sendo prejudicadas as cerimónias fúnebres ou outras homenagens que possam existir.

Segundo o mesmo instituto, ao doar o cadáver ao Ensino e à Investigação, cada um dos cidadãos está a contribuir, de forma decisiva, para formar melhores médicos, melhores investigadores, com um conhecimento mais consistente e mais humanista, contribuindo, num futuro próximo, para novas descobertas médicas.

Ficha de Declaração de Doação

Paulo Frutuoso
Fontes: FMUP

Sem comentários: