segunda-feira, 4 de junho de 2007

O problema da Enurese nocturna

A enurese nocturna primária é a emissão involuntária de urina durante o sono, depois dos cinco anos de idade, em Portugal, existem aproximadamente 80.000 crianças enuréticas: 15% com cinco anos, 10% com 10 anos e 0,5 a 1% dos jovens adolescentes.

O não tratamento afecta a auto-estima e socialização da criança, que podem causar problemas psicológicos para toda a vida. No entanto, apenas cerca de um terço das famílias com casos de enurese consulta o médico.
Existem alguns sintomas, que os pais devem estar alerta, por exemplo, quando uma criança faz chichi na cama, com intervalos inferiores a seis meses. Normalmente, estipo de crianças, fazem chichi, na cam, mais que uma vez por noite.
Exixtem três tipo de causas, para este problema: a Psicológica, para chamar a atenção dos pais; a fisiológica: deficiência na produção nocturna de uma hormona antidiurética chamada vasopressina; e hereditária: quando gerações da família sofrem do mesmo.
Se a bexiga não for a causa do problema, existem terapias e medicamentos eficazes para o resolver: Terapia com alarme (um alarme toca sempre que a criança faz chichi), Desmopressina (medicamento para a diminuir o volume urinário) e a Terapia motivacional (reuniões familiares).
Em Portugal existem hospitais que dão consultas específicas para este problema: na Zona Norte, Barcelos, Braga, Coimbra, Matosinhos, Guimarães, Covilhã, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa do Varzim, Sta. Maria da Feira e Vila Nova de Gaia; na Zona Sul, Abrantes, Almada, Amadora, Leiria, Lisboa, Santarém, Tomar, Torres Novas e Torres Vedras.

Juliana Pereira
Fonte: SAPO

Sem comentários: