segunda-feira, 4 de junho de 2007

União Europeia quer prevenir doenças esquelético-musculares

Foi apresentada hoje, em Bruxelas, uma campanha que visa prevenir as doenças esquelético-musculares, de que padece grande parte dos trabalhadores comunitários. A campanha, denominada “Aliviar o Fardo”, tem como objectivo prevenir, reabilitar e reinserir os trabalhadores que sofrem deste tipo de doenças, pretendendo também alertar para a segurança e saúde no trabalho.
A Comissão europeia avança que, cerca de 25% dos trabalhadores europeus sofre de problemas nas costas e 23% têm dores musculares.
Todos os sectores laborais são atingidos pelas doenças esquelético-musculares, contudo, estas têm especial predominância nos sectores da agricultura e construção.
A doenças esquelético-musculares, podem resultar da exposição dos trabalhadores a movimentos repetitivos, de forma constante e prolongada. Os números agora apresentados, revelam que 62% dos trabalhadores praticam movimentos repetitivos, com a mão ou braço, em cerca de um quarto do tempo, 46% estão expostos a posições cansativas e 35% deslocam cargas pesadas.
As mulheres estão menos expostas a esforços físicos de risco, do que os homens, no entanto, a sua exposição a movimentos repetitivos e posições cansativas, é semelhante aos homens.
De 22 a 26 de Outubro, a Comissão Europeia assinalará a Semana Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, inserida no âmbito desta campanha.

Inês de Matos

Fonte: Lusa

Sem comentários: