segunda-feira, 4 de junho de 2007

ICAP suspende publicidade da Becel na Internet

Uma queixa apresentada pela Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA) ao instituto regulador da publicidade em Portugal levou a que a campanha publicitária da marca Becel Pro-activ na internet fosse suspensa.

A Becel oferece garantias de redução dos níveis colesterol caso sejam consumidos produtos Pro-active durante três semanas, a APIFARMA considera que a publicidade é enganosa. Este terá sido o principal factor que motivou a queixa junto do Instituto Civil da Autodisciplina da Publicidade (ICAP).

João Almeida Lopes, representante da APIFARMA explicou que “determinadas mensagens publicitárias podem induzir os consumidores em erro e, eventualmente, fazer com que tomem menos atenção ao que os médicos prescrevem e isso, em termos globais, causa problemas de saúde pública”.

A Becel assegura que há estudos elaborados por autoridades competentes que atestam a veracidade da informação e, consequentemente, a eficácia do produto.

A APIFARMA não se ficou por aqui e resolveu também apresentar queixas contra a empresa responsável pela comercialização do Benecol e contra a Mimosa. O objectivo é que haja mais regulação deste tipo de produtos e que as regras sejam mais apertadas. A associação salvaguarda-se afirmando que esta acção não está relacionada com supostos interesses económicos pelo facto dos medicamentos direccionados ao tratamento da hiper-colesterolemia gerarem uma grande quantidade de receitas.

Marta Bilro

Fonte: Diário Digiral, Sic Online

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