segunda-feira, 4 de junho de 2007

A comissão Europeu lança campanha "lighten the load/reduz a carga"



A comissão Europeu lançou hoje uma campanha para lutar contra as dores de costas e dores musculares, uns dos problemas de Sáude relacionada com o trabalho,mais comums na Europa.
A campanha intitulada "Lighten the load/reduz a carga" pretende assim,reduzir o aparecimento de dores de costas no local de trabalho, ao aumentar a consciência dos trabalhadores sobre o que contribui para este tipo de problemas e os alertar a seguir as leis de segurança e saúde existentes."Eles devem assegurar que não são obrigados a carregar cargas excessivas, nem trabalhar longas horas em más condições de saúde ou em ambientes frias" assegura a comissão.
Estes problemas chegam a custar biliões de dollars em perdas de horas laborais e correspondem cerca de 53% das doenças laboratoriais.
Segundo dados do executivo da União Europeia,Um quarto dos empregados sofrem de dores de costas e a tendência é dos riscos aumentarem com a idade.
Este dado é preocupante visto que cada vez mais nos obrigam a prolongar os anos de trabalho até reformar.
Vladmir Spidla, comissário dos assuntos sociais da UE afirma ser"essencial atacar o problema agora".
Os mais afectados são os que trabalham na agricultura mas enfermeiras,secretarias e até escritores atingem igualmente números elevados.
Este problema transforma se de um problema pessoal para o colectivo pois segundo o comissário "para o empregado,as dores causam sofrimento pessoal e perda de renda,para o empregador,reduz a produtividade no trabalho e para o governo aumenta os custos da segurança social".
Factores tais com o stress e a satisfação baixa podem contribuir para o problema.
A campanha está desenhada para coincidir com a semana Europeia de saúde e segurança no trabalho,agendada para meados de Outubro.

Sandra Cunha

Fontes:Associated Press e AFP

Sem comentários: