segunda-feira, 4 de junho de 2007

O FDA aprova Lapatinib :uma nova esperança para a cura do cancro da mama

A aliança de Abigail, um grupo de pressão do consumidor Norte Americano, instituiu esforços legais para permitir aos pacientes em fase terminal o acesso aos medicamentos novos prometedores.
Lapatinib é uma dessas novas esperanças,agora aprovada, para os doentes diagnosticados com cancro,em fase terminal.
A droga experimental Lapatinib, segundo a Medscape Medical News, "não é uma cura mas parece prender esta doença terrível".
Devido ao seu mecanismo novo da acção, da sua administração oral, e igualmente da sua penetração do sistema nervoso central (CNS) é considerado um potencial tratamento na luta do cancro da mama. Um estudo enorme, apontando recrutar mais de 3000 pacientes com cancro da mama do cedo-estágio HER2-positive, apenas começou a avaliar o lapatinib como uma terapia adjuvante.Mas separada, o lapatinib igualmente mostrou a eficácia no cancro da mama inflamatório.
Carol Packham, directora de edição de Medscape Medical News contou a experiência de uma amiga próxima diagnosticada com a doença "Seus oncologistas disseram lhe que ela seria uma boa candidata para experimentar o lapatinib, mas tinha que, em primeiro, terminar o " tratamentos padrão, " que incluía a radiação e o trastuzumab".
Apesar de reagir com eficácia inicialmente os tumores no cérebro voltarem a crescer.
Lapatinib era agora, uma esperança."Infelizmente as experimentações tiveram fechado durante a aprovação do FDA, e somente um programa do acesso prolongado (EAP) estava disponível para o uso compassivo., que exigia um pré tratamento diferente ao da minha amiga. Após ter procurado a ajuda dos peritos múltiplos, o acesso foi permitido finalmente".
Carol Packham salientou ainda que "Se a minha amiga tinha esperado pela aprovação, dado a natureza agressiva de seu cancro, estaria a morrer".

Sandra Cunha

Sem comentários: