segunda-feira, 4 de junho de 2007

Hospitais gastaram quase 250 M€ em medicamentos até Abril

Segundo dados facultados pelo Infarmed, esta segunda-feira, os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) gastaram perto de 250 milhões de euros em medicamentos nos primeiros quatro meses do ano, registando-se um decréscimo de 11,3% no consumo em Abril. Estes dados foram elaborados com base na informação concedida por 70 hospitais em todo o país, que representam 86% da despesa com medicamentos. Cerca de metade da despesa total foi acumulada por apenas sete unidades hospitalares: Hospital de Santa Maria, Hospital de São João, Hospitais da Universidade de Coimbra, Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, Hospital Geral de Santo António, Hospital Curry Cabral e Hospital Garcia de Orta.

As àreas de prestação de cuidados com maiores encargos são a consulta externa e o hospital de Dia com 38 e 26% de despesa, respectivamente; enquanto que as especialidades que mais gastam com medicamentos são a Oncologia e a Infeccciologia. O uso de substâncias activas por parte do tratamento da anemia associada à insuficiência renal crónica e ao cancro e o tratamento da SIDA, está na base do maior peso na despesa hospitalar com fármacos.

Se compararmos com o relatório anterior sobre o consumo de medicamentos em meio hospitalar, a despesa registada em Abril foi inferior em quase 59 milhões de euros relativamente aos valores do mês anterior. De salientar ainda que os hospitais portugueses gastaram, no ano passado, uma média de 2,3 milhões de euros por dia em medicamentos, num total de 859 milhões de euros.

Paulo Frutuoso
Fontes: Diário Digital, Lusa, Infarmed

Sem comentários: