terça-feira, 12 de junho de 2007

Ex-trabalhadores da Eli Lilly Brasil exigem 12 mil euros em indemnizações

Os pedidos de indemnização dos ex-trabalhadores da subsidiária brasileira do laboratório norte-americano Eli Lilly, que acusam a empresa de contaminação, ascendem aos 12 mil euros (cerca de 30,6 milhões de reais). Os seis funcionários da antiga fábrica da farmacêutica delegam responsabilidades na empresa por problemas de saúde que lhes terão sido causados pela exposição a materiais pesados, como é o caso do ferro, chumbo, arsénio, alumínio e cobre.

O advogado que representa os ex-trabalhadores, Paulo Cunha Torres, referiu que para além destas seis acções judiciais, estão a ser preparadas outros quatro processos de indemnizações de ex-funcionários com base nas mesmas alegações.

Um outro grupo de funcionários da Eli Lilly está a trabalhar em conjunto com o seu representante legal para reunir antecipadamente provas que certifiquem que os trabalhadores foram expostos às substâncias contaminantes. O objectivo é entrar na justiça com uma acção colectiva e um pedido de indemnização à multinacional.

Elias Soares Vieira, um dos antigos funcionários ao qual foi retirado um rim e detectado cancro no outro, garante que os problemas de saúde estão relacionados com o trabalho desempenhado para a farmacêutica entre 1988 e 1996. Segundo o advogado, os trabalhadores exerciam as suas actividades laborais sem equipamentos de protecção e teriam sido submetidos a contaminações através do ar, da água e do solo.

A Eli Lilly do Brasil não admite qualquer relação entre os problemas de saúde dos ex-trabalhadores e as actividades laborais exercidas na empresa. De acordo com o laboratório, em 2004 foram detectados no local resíduos de baixa toxicidade e sem efeitos nocivos. Estas substâncias seriam derivadas da produção de herbicidas, o que levou a farmacêutica a fazer uma auto-denuncia às autoridades competentes. Desde esse momento a empresa tem levado a cabo um projecto de recuperação da área.

Marta Bilro

Fonte: Paulínia News

Sem comentários: