terça-feira, 12 de junho de 2007

Laboratório reembolsa Estado caso fármaco não resulte

Proposta poderá abrir precedente
Caso o paciente não apresente melhoras, um laboratório farmacêutico britânico propôs ao NHS (Serviço Nacional de Saúde inglês) o total reembolso dos custos de um fármaco destinado ao tratamento do mieloma múltiplo.

Segundo a proposta do laboratório Janssen-Cilag, o NHS só assumiria o custo do tratamento se der bons resultados ou seja, os cerca de 36 mil euros necessários para a compra do medicamento Velcade (bortezomib) serão suportados pelo governo britânico apenas se a terapia se revelar positiva.

Caso ganhe a autorização do Estado, esta proposta pode abrir um precedente que, poderá ajudar a custear novos e dispendiosos tratamentos contra o cancro.
Entretanto, o laboratório em causa já adiantou que, na fase dos testes clínicos, o bortezomib reduziu ou até reverteu a evolução da doença.

O bortezomib é o primeiro fármaco na classe (inibidor de proteosoma), desenvolvido especificamente para inibir a actividade do tipo quiotripsina.
O fármaco é indicado em doentes com mieloma múltiplo em progressão e que já tenham sido sujeitos ou não possam recorrer ao transplante de medula óssea.

Segundo as recomendações do National Institute for Clinical Excellence (NICE), “os pacientes que respondam de forma parcial ou completa ao fármaco deverão continuar com o tratamento subvencionado pelo NHS.”
Andrew Dillon, director-executivo do NICE considerou que "ainda é cedo para dizer se isto pode ser o começo de uma nova tendência mas, a julgar pelas nossas conversas com outras empresas, há sinais de que também estão a pensar actuar nessa mesma linha."

A viabilidade da proposta espera agora o parecer do Ministério da Saúde britânico o que, deverá acontecer, em Outubro.

Raquel Pacheco
Fonte: British Medical Journal/MNI/NICE

1 comentário:

Rui Borges disse...

Notícia publicada a 05 de Junho de 2007.