terça-feira, 12 de junho de 2007

“Stress” e depressões causam problemas de memória

A Universidade Rush de Chicago, publica hoje, na revista Neurologia, os resultados de um estudo recentemente concluido, que revelam que as pessoas que sofrem frequentemente de “stress” ou depressões, têm maior tendência para desenvolver problemas de memória, nomeadamente uma deterioriação cognitiva leve (MCI).

A MCI compreende-se como um estado de transição entre o envelhecimento normal e a demência leva, por vezes associada à doença de Alzheimer. De acordo com Sociedade contra o Alzheimer, cerca de dez a 15 por cento das pessoas afectadas pela MCI, acaba mesmo por vir a sofrer de Alzheimer.

Robert Wilson, principal autor do estudo, adianta que, "há muitas diferenças na forma como enfrentamos o 'stress' e outras emoções negativas, mas essas reacções tendem a ser constantes durante a vida adulta”.

No entanto, Wilson acrescenta ainda que, “estas descobertas sugerem que, ao longo da vida, o 'stress' crónico afecta a zona do cérebro responsável por que o organismo dê uma resposta; infelizmente, essa parte do cérebro também regula a memória”.

Esta investigação baseou-se no acompanhamento de 1.256 pessoas, sem indícios de MCI , ao longo de 12 anos. Durante o decorrer do estudo, 482 indivíduos desenvolveram a doença.

Inês de Matos

Fonte: Lusa

Sem comentários: