terça-feira, 12 de junho de 2007

Governo divulga tempos de espera para cirurgia na Internet

O Ministério da Saúde promete publicar na Internet, já no próximo mês de Julho, os tempos médios de espera para cirurgias, diferenciados por hospitais e patologias.

A garantia foi dada pela secretária de Estado adjunta, Carmen Pignatelli, que em entrevista à Antena 1, afirmou que essa "divulgação pública completa", acontecerá no próximo mês de Julho e terá uma periodicidade semestral.

Para 2008 o Governo prevê o lançamento um portal na Internet, através do qual os utentes poderão aceder ao seu processo e conhecer a posição que ocupam na lista de espera, bem como o tempo médio que deverá decorrer até à cirurgia.

Esta divulgação permitirá também, fazer uma avaliação comparativa da capacidade de resposta de cada unidade hospitalar.

Até ao final deste ano, o governo tenciona ver a lista de espera para cirurgia reduzida em cerca de 10%, passando dos actuais 222 mil inscritos para 200 mil.

Para alcançar esta meta, o governo deverá apostar em acordos com estabelecimentos do sector privado e social, prevendo-se a diminuição do tempo de espera em cerca de um mês, dos actuais seis meses, para cinco. Em 2009, espera-se que o número de doentes em lista de espera, seja apenas de 175 mil.

Os doentes com neoplasias malignas deverão ter prioridade, já que nestas doenças o factor tempo assume um carácter decisivo para a perspectiva de sobrevivência.

De acordo com dados oficiais divulgados em Março, no final de 2006 encontravam-se em lista de espera 225.409 pacientes, números que representam já uma diminuição de 6, 6%, relativamente ao ano anterior, em que o tempo médio de espera ascendia aos oito meses. Destes, 122.858 aguardam há mais de seis meses por uma cirurgia e 25.191 há mais de dois anos.

Inês de Matos

Fonte: Jornal de Noticias

Sem comentários: