terça-feira, 12 de junho de 2007

Gene humano inserido no arroz

EUA autorizam plantação
Cientistas norte americanos desenvolveram um arroz geneticamente modificado que contém genes humanos. Esta é a primeira planta transgénica testada neste campo, sendo o primeiro alimento com genes humanos.

Arroz geneticamente modificado para alcançar proteínas do leite materno vai começar, finalmente, a ser cultivado nos Estados Unidos. O Departamento de Agricultura dos EUA já autorizou o início das plantações no estado do Kansas, e este é um dos primeiros alimentos modificados com vista a alcançar proteínas humanas. A produção será em grande escala - 12 mil quilómetros quadrados.

De acordo com o site da empresa de biotecnologia norte-americana responsável pelo produto, Ventria Bioscience, a estirpe de arroz a ser cultivada irá produzir lizozima, lactoferina e albumina – proteínas encontradas no leite materno.

O objectivo da empresa é enriquecer o arroz com propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas. O arroz vai servir para produzir bebidas para combater a diarreia infantil, uma das maiores causas de morte nos países em desenvolvimento.

A empresa prevê ainda a produção de suplementos dietéticos para a anemia que poderão passar por sobremesas, iogurtes e barras de cereais.

Biotecnologia: Portugal acompanha ritmo

A biotecnologia em sentido lato, é hoje, reconhecida como uma das tecnologias com maior potencial de crescimento e impacto na sociedade. De facto, tem vindo a tornar-se numa tecnologia de alicerce em sectores tão diversos e essenciais como agro-alimentar, ambiental, farmacêutico e médico.

Portugal tem conseguido acompanhar a bom ritmo o desenvolvimento da biotecnologia através das suas universidades e centros de I&D, tendo também realizado um importante investimento na formação avançada de recursos humanos nesta área.

Neste âmbito, o IIR Portugal, através da Divisão PTI – Pharmaceutical Training Institute, apresenta em Lisboa - nos dias 19 e 20 de Junho - um Seminário Específico sobre Patentes em Biotecnologia.
De referir que, Institute for Internacional Research (IIR) é, desde 1973, uma referência internacional no desenvolvimento de eventos de formação e informação para o mundo empresarial.

Em 2005, IIR passou a fazer parte de Informa plc, o maior especialista mundial de desenvolvimento de conteúdos profissionais, cientificos e académicos, unindo, assim, dois líderes mundiais e criando uma grande empresa com presença em mais de 40 países dos cinco continentes.O IIR desenvolve mais de 200 eventos ao ano, e é a empresa de referência na organização de conferências, congressos, seminários, mastercouses e Formação na Empresa desde 1988 .

Raquel Pacheco
Fonte: Ventria Bioscience/BBC/Biotech Brasil/PTI

Sem comentários: