terça-feira, 12 de junho de 2007

Primeira terapêutica biológica para doença de crohn

A Agência Europeia do Medicamento aprovou no passado dia 6 de Junho a primeira terapêutica biológica para o tratamento da doença inflamatória do intestino (doença de crohn) na infância e na adolescência.
Esta aprovação é uma das principais novidades no 27º Congresso Nacional de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva que está a decorrer no Algarve, esta nova aprovação é para toda a Europa, incluindo Portugal que a partir de agora pode tratar as crianças e os adolescentes (dos 6 aos 17 anos de idade) com um novo medicamento biológico.
Este novo método é feito em manutenção (de 8 em 8 semanas) que ajuda a controlar a sintomatologia (diarreias e dor abdominal) como também facilita o crescimento normal das crianças.
A Doença Inflamatória do Intestino pode afectar pessoas de qualquer idade, mas é mais frequente entre os 20 e 40 anos. Em 20% dos casos a doença começa durante a infância e a adolescência.
Acredita-se que, em Portugal, mais de 25 mil portugueses sofram desta patologia, sendo que a incidência da DII na Europa é de cerca de 16 novos doentes por cada 100 mil habitantes por ano e a prevalência é de 160 – 320 por 100 mil habitantes.

Juliana Pereira
Fonte: Sapo

1 comentário:

Rui Borges disse...

Bom tema, mas deve ser explorado. Em que consiste o tratamento, como deve ser aplicado, etc.