terça-feira, 12 de junho de 2007

Pfizer e Astellas lançam hoje Celecox no Japão

A Pfizer e a Astellas começam hoje a vender conjuntamente, no Japão, o Celenox para o tratamento da inflamação e dor associadas à artrite reumatóide e à osteoartrite. A Pfizer irá importar os ingredientes activos do medicamento, enquanto que a Astellas irá produzir e distribuir o produto no país.

O analgésico, com a denominação de Celebrex, está à venda nos Estados Unidos há mais de oito anos, tendo sido submetido um requerimento para a aprovação no Japão em Dezembro de 2002. Um medicamento fica normalmente disponível no mercado japonês quatro anos após ter sido lançado nos Estados Unidos ou na Europa. Contudo, o porta-voz da Astellas, a terceira maior farmacêutica do Japão, não fez comentários ao porquê do atrasado no lançamento do fármaco no Japão.

Descoberto pela Pfizer, o celecoxib é o primeiro agente anti-inflamatório destinado a inibir selectivamente a enzima COX-2 (ciclo-oxigenase 2), reduzindo assim especificamente a produção de prostaglandina, um agente químico envolvido na inflamação. Lançado inicialmente nos Estados Unidos em 1999, o celecoxib tem sido comercializado em mais de cem países e prescrito a mais de 31 milhões de pacientes como Celebrex ou Celebra.

O celecoxib é o primeiro inibidor selectivo da COX-2, desenvolvido e comercializado em todo o mundo, que se espera que proporcione benefícios terapêuticos evitando problemas gastrointestinais. O medicamento deu provas de eficácia no combate aos sintomas da artrite reumatóide e da osteoartrite com a administração de duas doses diárias.

O Celebrex opera de maneira semelhante ao Vioxx da Merck & Co., que foi retirado do mercado em Setembro de 2004 depois de ter sido relacionado a ataques cardíacos e acidentes vasculares celebrais.

Em todo o mundo, as vendas do Celebrex renderam à Pfizer 598 milhões de dólares no primeiro trimestre, 22 por cento mais que nos mesmos três meses de 2006.

Isabel Marques

Fontes: FirstWord, Bloomberg, JCNNetwork e Pfizer.pt

Sem comentários: