terça-feira, 12 de junho de 2007

Medicamento alvo de estudos há largos anos
Insulina inalável disponível em Espanha


A diabetes afecta hoje 230 milhões de pessoas em todo o mundo, registando uma tendência de aumento que a Organização Mundial de Saúde estima poder chegar aos 336 milhões em 2020. Em Portugal há 400 a 500 mil afectados. Todos os anos morrem três mil doentes e 35 mil necessitam de quatro injecções de insulina por dia para se manterem vivos. A chegada ao mercado espanhol da insulina inalável, alvo de intensa investigação ao longo dos últimos anos, poderá ser a boa notícia por que esperavam.

Com incidência crescente no nosso país, onde é a primeira causa de amputações não traumáticas, insuficiência renal e enfarte do miocárdio, a diabetes altera de um modo significativo a vida das pessoas que afecta, designadamente quando obriga à administração diária de doses de insulina. Facilitar essa administração e melhorar a qualidade de vida dos pacientes são as grandes vantagens da entrada no mercado da insulina inalável, que hoje começou a ser vendida nas farmácias espanholas, ao cabo de muitos anos de pesquisas da comunidade científica internacional em torno daquela possibilidade farmacêutica.
A comunidade científica internacional considera que a nova fórmula – a Exubera, da Pfizer – poderá ser o maior feito da investigação relacionada com o tratamento da diabetes das últimas oito décadas, e depois de Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Irlanda e México, a insulina inalável está agora disponível aqui ao lado, em Espanha, onde a sua prescrição e administração são totalmente financiadas pela Segurança Social. O novo medicamento de acção rápida é apresentado em pó e deve ser inalado pela boca 10 minutos antes das refeições.
Em declarações ao jornal «El Mundo», o director médico da Pfizer recordou que “há mais de 15 anos decorriam estudos e ensaios com a insulina inalável” em que terão participado mais de 2500 doentes. Trabalhos que demonstraram que esta fórmula é semelhante à injectável do ponto de vista da sua eficácia, mas mais cómoda e mais fácil de aceitar pelos pacientes, melhorando a sua qualidade de vida. O lançamento deste produto foi por diversas vezes anunciado em vários pontos do globo, e com as mais variadas marcas comerciais. A Exubera está disponível em blisters de 1 e de 3mg, pronta a consumir.

Carla Teixeira
Fonte: El Mundo, Sociedade Brasileira de Diabetes, ABC da Saúde

Sem comentários: