terça-feira, 12 de junho de 2007

Novo sistema de propriedade de farmácias

O Governo tem seis meses, segundo ujm diploma apresentado hoje em Diário da República, a nova lei sobre a propriedade de farmácias, que permitirá, a qualquer cidadão possuir uma farmácia.
As excepções a esta autorização são os profissionais de saúde prescritores de medicamentos, empresas de distribuição de medicamentos, indústria farmacêutica, empresas prestadoras de cuidados de saúde ou associações representativas das farmácias.
A liberalização da propriedade das farmácias tinha sido falada pelo primeiro-ministro, José Sócrates em Maio de 2006, durante um debate mensal na Assembleia da República.
“Termina assim um regime de condicionamento reconhecidamente anacrónico que perdurou tempo demais”, disse na altura o primeiro-ministro, no entanto, o Governo avisa que esta liberalização da propriedade será feita através de regras muito exigentes para evitar situações eticamente menos claras.
A Associação Nacional das Farmácias continua contra esta medida, porque acredita que o modelo actual de propriedade, que dá apenas prioridade a farmacêuticos é “melhor serve o interesse dos doentes”

Juliana Pereira
Fonte: Diário Digital / Lusa

Sem comentários: