terça-feira, 12 de junho de 2007

Novo estudo sobre a memórias

O stress ou as depressões nas pessoas são causas que podem mais facilmente provocar problemas de memória no indivíduo, do que aquelas que são mais calmas, revela um estudo da Universidade Rush de Chicago, que hoje será publicado na revista Neurologia.
A investigação afirma que as pessoas com tendência para experimentarem emoções negativas têm mais 40 por cento de probabilidades de desenvolverem uma “deterioração cognitiva leve “ que é um estado de transição entre o envelhecimento normal e a demência leve, que muitas vezes é associado à doença de Alzheimer.
Robert Wilson, autor do estudo, revelou em comunicado que “Há muitas diferenças na forma como enfrentamos o stress e outras emoções negativas mas essas reacções tendem a ser constantes durante a vida adulta”.
“Estas descobertas sugerem que, ao longo da vida, o stress crónico afecta a zona do cérebro responsável por que o organismo dê uma resposta; infelizmente, essa parte do cérebro também regula a memória”, afirmou ainda Wilson.
Os investigadores da Universidade Rush de Chicago foram buscar resultados a estudos já feitos durante 12 anos em 1.256 pessoas, sem indícios de sofrerem aquela doença. Nessa altura, 482 indivíduos desenvolveram a enfermidade.
Foi medido o nível emocional das pessoas, através da sua indicação de as três afirmações estavam mais de acordo com os seus hábitos diários: “Não sou uma pessoa que se preocupe com tudo”; “Amiúde sinto-me tenso e nervoso”; “Amiúde aborreço-me pela forma como as pessoas me tratam”.

Juliana Pereira
Fonte: Diário Digital / Lusa

Sem comentários: