terça-feira, 12 de junho de 2007

Vacina para a cólera a partir de arroz

Uma nova vacina para a cólera, feita a partir de arroz transgénico, poderá potenciar o tratamento mais barato e eficaz para a doença nos países em desenvolvimento, sendo igualmente mais fácil de armazenar. É que, ao contrário das convencionais injecções, que precisam de ser refrigeradas até ao momento da inoculação, a nova vacina poderá conservar-se vários anos à temperatura ambiente.

Este tipo de imunizações oferece “uma estratégia muito prática e efectiva” no que diz respeito aos custos para vacinar oralmente grandes populações, de acordo com os especialistas, que consideram que o facto de a vacina, por ser feita à base de arroz geneticamente modificado, poder permanecer por longos períodos em locais à temperatura ambiente facilitará também a sua distribuição nos países africanos e da América Latina, os mais afectados pela incidência da cólera.
Citados pela revista científica «Proceedings of the National Academy of Sciences», os cientistas japoneses explicaram que, em testes feitos em ratos a nova vacina foi eficaz na geração de uma dupla imunidade, provocando a resistência normal do corpo, ao mesmo tempo que fomentava a produção de anticorpos nas mucosas do nariz, da boca e do trato urinário. Os peritos japoneses criaram a vacina através da inserção de uma parte da bactéria causadora da doença – o Vibrio Cholerae – na planta do arroz. O alimento foi dado aos ratos, que desenvolveram imunidade à variedade da cólera que normalmente se transmite pela comida ou pelo consumo de água contaminada.

Carla Teixeira
Fonte: AFP

Sem comentários: