terça-feira, 12 de junho de 2007

Jornadas de trabalho para despertar consciências para a diabetes

O presidente da Associação de Diabéticos de São Miguel e Santa Maria afirmou à agência Lusa que,apesar de os diabetes afectar cerca de 14 mil pessoas nos Açores,"ainda há muitos diabéticos com vergonha de assumir esta doença".
Com o objectivo de contrariar essa tendência e de "despertar e silenciar a comunidade parar uma doença silenciosa"irá realizar-se, este sábado,as primeiras jornadas de trabalho para os diabéticos das ilhas de São Miguel e Santa Maria,no auditório do Centro de Saúde da Ribeira Grande, ilha de São Miguel.
"A relação do diabético com os profissionais de saúde", é o tema das primeiras jornadas de trabalho em prol da diabetes.
A associação foi desafiada por um dos seus associados a organizar um encontro informativo sobre a diabetes, juntando doentes, médicos e outros interessados.
Nutricionistas, médicos dentistas, oftalmologistas e de clínica geral e familiar são alguns dos oradores convidados a participar numa sessão aberta a todos os interessados, disse Rui Cordeiro. De acordo com os números do Programa de Controlo da Diabetes, criado nos Açores em 1989, estão registados nas ilhas cerca de 14.000 doentes, embora os clínicos estimem que os números reais possam rondar as 25.000 pessoas.
A Associação de Diabéticos de São Miguel e Santa Maria foi formada no final de 2005 e conta com cerca de 200 sócios, um número que Rui Cordeiro considerou ficar "aquém das expectativas", dado que "só em São Miguel existem mais de 7.000 doentes registados".
O pagamento de uma quota de dois euros mensais confere ao associado descontos em várias entidades parceiras da associação e a possibilidade de receber informação sobre a doença. Perda de peso, muita sede, cansaço constante e uma vontade frequente de urinar são alguns dos sintomas da diabetes, uma doença que o presidente da Associação referiu estar a ser diagnosticada "cada vez em pessoas mais novas".
O presidente adiantou ainda que, "o excesso de comida de plástico na alimentação e a falta de exercício físico são erros que se pagam caro".

Sandra Cunha

Fonte:Lusa,Sol,Açoriano Oriental

Sem comentários: