quarta-feira, 13 de junho de 2007

Bradley lança Elestrin para o tratamento dos sintomas da menopausa

A farmacêutica Bradley anunciou hoje o lançamento do medicamento Elestrin (gel de estradiol 0.06%). O Elestrin, aprovado pela agência norte-americana que regula medicamentos (FDA), em Dezembro de 2006, é uma terapia transdermal efectiva com uma dose baixa de estrogénio para o tratamento de sintomas vasomotores moderados a graves (afrontamentos) associados à menopausa.

O Elestrin irá entrar no mercado como uma terapia com uma dose baixa de estrogénio que segue as doses recomendadas (pequenas doses de estrogénio) pela FDA e pelas principais organizações de saúde femininas, tais como a Associação Americana de Obstretas e Ginecologistas (ACOG) e a Sociedade Norte-Americana de Menopausa (NAMS) .

O Elestrin é um gel de rápida absorção composto por uma fórmula bioidêntica de estradiol, o mesmo estrogénio produzido naturalmente pela mulher. O Elestrin foi desenvolvido para ser absorvido pela pele após uma aplicação tópica na zona superior do braço, e administra, de forma regular, estradiol na corrente sanguínea de maneira não irritante e indolor.

As mulheres têm vindo a procurar alternativas, após um estudo, da Iniciativa para a Saúde das Mulheres, em Julho de 2002, ter detalhado potenciais riscos para a saúde associados às terapias de estrogénio. O regime de baixa dose do Elestrin oferece aos médicos uma opção nova e diferente para o tratamento das pacientes que sofrem de sintomas climatéricos da menopausa.

Os resultados dos testes experimentais do Elestrin mostraram uma clara resposta na redução do número e gravidade dos afrontamentos nas doses testadas. A dose mais baixa estudada de Elestrin produz níveis de estradiol muito baixos no sangue e mostra um perfil seguro. Mais de 80 por cento das mulheres que usaram Elestrin apresentaram resultados elevados ou moderados na diminuição dos sintomas da menopausa.

Isabel Marques

Fontes: PRNewswire e www.drugs.com

Sem comentários: