quarta-feira, 13 de junho de 2007

Tratamento da disfunção eréctil beneficia vida conjugal

Um estudo baseado na aplicação de Vardenafil concluiu que a utilização desta substância provoca um impacto positivo na vida sexual de um casal afectado pela disfunção eréctil. Em Portugal o fármaco é comercializado pela Bayer com o nome Levitra.

A investigação, que envolveu 788 casais, foi levada a cabo pelo “New England Research Institutes” em conjunto com outros centros de pesquisa. Os especialistas constataram que a substância devolve a erecção ao homem e aumenta a satisfação sexual não só do paciente mas também da sua parceira, de forma proporcional e significativa. O estudo foi publicado no “British Journal of Urology”.

Durante três meses foram avaliados 788 homens, que sofriam de disfunção eréctil ligeira, e as suas parceiras, tendo sido divididos em dois grupos. O primeiro foi tratado com Vardenafil e o segundo com um placebo. Os resultados foram avaliados com base no “Treatment Satisfaction Scale”, um questionário internacional que avalia o grau de satisfação do paciente ao tratamento a que foi submetido, e revelaram que a qualidade da vida sexual do casal sofreu melhorias.

Um dos aspectos analisados pretendeu avaliar a percepção do homem em relação à facilidade de manter a erecção. A administração de Vardenafil deu origem a um aumento de 32.9 pontos para 60.9, face a um amento de 31.6 para 37.5 no grupo de pacientes a quem foi administrado o placebo. A mesma situação, analisada do ponto de vista das parceiras deu conta de um aumento de 31.1 para 58.9 pontos. De acordo com os especialistas, os benefícios no tratamento são comprovados pelo facto de os níveis de percepção da mulher estarem muito próximos dos do homem.

No que diz respeito ao prazer sentido durante actividade sexual, nos homens foi registado um aumento de 41.2 para 64.6 pontos, face a um aumento de 37.3 para 41.6 nos pacientes que receberam o placebo. No caso das mulheres, o número subiu de 42.7 para 62.0, relativamente a uma diminuição de 40.7 para 38.3 no grupo administrado com um placebo.

Para Charles Rosenblatt, urologista do Hospital Albert Einstein, no Brasil, estes resultados comprovam “que o tratamento da disfunção eréctil com Levitra não é importante apenas para o homem, que recupera a saúde física para o acto sexual mas também para o casal”, acrescenta, já que “a mulher também sofre com o impacto da disfunção eréctil, e manter o prazer da actividade sexual é garantir qualidade de vida ao relacionamento conjugal”.

Relativamente à satisfação com a função eréctil, os homens tratados com Vardenafil reportaram um aumento de 72 por cento. No caso das mulheres, cerca de 57 por cento relataram melhorias na função eréctil do parceiro. A mesma pesquisa concluiu que entre os homens que atingiram o orgasmo, 51 por cento sentiu uma maior satisfação, o mesmo aconteceu com 37 por cento das mulheres. O aumento da confiança para completar o acto sexual foi outro dos factores que registou benefícios com o tratamento com Vardenafil.

De acordo com a explicação do Portal do Cidadão com Deficiência, a disfunção eréctil consiste na incapacidade total ou parcial em atingir ou manter uma erecção. Como consequência existe uma impossibilidade do acto sexual vaginal, introdução do pénis dentro da vagina (ou do intercurso anal), pois é necessária uma erecção no mínimo moderada para tal. Esta disfunção pode igualmente estar acompanhada ou surgir como perda da erecção antes da ejaculação. A disfunção eréctil pode não conduzir à perda de excitação e prazer psicológico.

Os dados da Decision Resources, divulgados pelo portal Vive Bem, referem que há cerca de 150 milhões de homens em todo o mundo que são afectados pela disfunção eréctil. Em Portugal, o número ascende aos 500 mil, revela a Sociedade Portuguesa de Andrologia.

O “Massachusetts Male Aging Study” indica que mais de 50 por cento dos homens na faixa etária entre os 40 e os 70 anos têm probabilidade de sofrer desta patologia.

Marta Bilro

Fonte: Viver Bem, SEGS, Portal do Cidadão com Deficiência.

Sem comentários: