quarta-feira, 13 de junho de 2007

Centro de Genética Clínica comemora 15 anos de actividade laboratorial

O CGC, Centro de Genética Clínica e Patologia Prof. Amândio S. Tavares, primeiro laboratório privado de Genética Médica em Portugal, iniciou a sua actividade laboratorial em 1992 e está a comemorar 15 anos de existência.

O CGC, liderado por Purificação Tavares, para além do departamento clínico, dispõe de cinco médicos especialistas em Genética Médica, de cinco laboratórios distintos (Biotecnologia, Biologia Molecular, Citogenética, Anatomia-Patológica e Ratreio Pré-Natal) que disponibilizam mais de mil testes genéticos diferentes e processam 3600 análises por mês, a partir de amostras recebidas do país e do estrangeiro.

Ao longo destes 15 anos de existência, o CGC tem vindo a especializar-se em diferentes áreas médicas, consequência da interdisciplinaridade dos seus laboratórios, da sua capacidade para desenvolver novos testes e do departamento clínico. O CGC tornou-se referência em diferentes campos de investigação nacional e internacional como o diagnóstico pré-natal, a oncogenética e as doenças raras.

O CGC tem investido em excelentes profissionais, desde o seu início, contando, actualmente, com 70 colaboradores, incluindo 8 doutorados e 57 licenciados; está equipado com tecnologia sofisticada numa crescente aposta em I&DT, e tem conseguido aumentar e melhorar a oferta dos serviços numa perspectiva de crescimento sustentado.

A evolução constante no conhecimento genético abriu novas perspectivas na saúde, tornando a Genética Médica uma das áreas médicas mais requisitadas na actualidade. De referir ainda que a importância crescente das solicitações da comunidade médica em Espanha, levou que a CGC reforçasse a sua actividade em Espanha, com o Centro Genética Clínica España, SL, com sede em Pontevedra.

Paulo Frutuoso
Fontes: CGC -Centro de Genética Clinica, Ciência hoje

Sem comentários: