quarta-feira, 13 de junho de 2007

Praia ou termas?

Com base no livro “Reumatologia Clínica” do Prof. Doutor Mário Viana de Queiroz e através da Campanha Nacional da Artrite Reumatóide, a Sociedade Portuguesa de Reumatologia, alerta e aconselha os doentes reumáticos para uma maneira segura e saudável de gozarem as suas férias.
Os doentes reumáticos perguntam frequentemente aos seus médicos se devem gozar as férias na praia ou nas termas.
Em doenças reumáticas, como por exemplo no Lúpus Eritematoso Sistémico, a praia não é segura e pode mesmo ser fatal já que as radiações ultra-violetas da luz solar agravam a doença.
Pessoas com Artrite Reumatóide, com Espondilite Anquilosante, e outras doenças reumáticas inflamatórias agudas e crónicas, em fase de agudização, pioram na praia, logo não é melhor sítio para passarem os seus dias de descanso.
No entanto, se os doentes estiverem a tomar a medicação e forem orientados pelo seu médico podem fazer férias junto ao mar, mas nunca devem estar em contacto directo com o sol.
A montanha não é aconselhada aos doentes reumáticos no Inverno, mas pode ser uma alternativa no Verão. O campo é excelente para as férias dos doentes reumáticos crónicos.
Um local sempre perfeito é algum hotel ou outro tipo de isntalações com piscina de água quente para poderem exercitar as suas articulações, no entanto outro factor a ter em consideração é que estes doentes não devem viajar de automóvel, mas sim de comboio.
Mas acima de tudo, a melhor recomendação é que descansem, e gozem muito as férias, para não chegarem a casa ainda mais cansados.

Juliana Pereira
Fonte: sapo

Sem comentários: