quarta-feira, 13 de junho de 2007

Tykerb útil no combate ao cancro da mama

A empresa farmacêutica britânica GlaxoSmithKline anunciou hoje que os resultados dos ensaios ao seu medicamento contra o cancro Tykerb (lapatinib), anunciados na conferência anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica em Chicago, nos Estados Unidos, provaram a utilidade daquele fármaco no tratamento de mulheres com cancro da mama HER2 positivo.

Um dos estudos demonstrou que a associação do Tykerb com paclitaxel no âmbito do tratamento de primeira linha de pacientes com cancro da mama metastásico ou em estado avançado permitiu aumentar em média 7,9 meses a sobrevivência das mulheres afectadas, mais do que os 5,2 meses conseguidos através da utilização isolada do paclitaxel. Além disso, 60 por cento das pacientes que foram tratadas com a fórmula combinada desenvolveram resposta positiva ao tratamento, contra apenas 36 por cento das que receberam apenas uma substância.
Um outro estudo revelou eficácia do Tykerb no tratamento de doentes com cancro da mama que sofreram metástases no cérebro. Os resultados indicam que 19 das pacientes (sete por cento das integradas no estudo) experimentaram uma resposta terapêutica parcial, conseguindo uma redução de 50 por cento das lesões cerebrais sem aumento da necessidade de esteróides ou deterioração dos sintomas de nível neurológico da doença. Em 19 por cento dos casos produziu-se mesmo uma baixa da volumetria de 20 por cento nas lesões cerebrais, e em 42 por cento dos casos a evolução da doença estabilizou por um período mínimo de oito semanas.
A GlaxoSmithKline afirmou que continua a trabalhar no desenvolvimento do Tykerb, no sentido de melhorar o seu grau de eficácia no tratamento do carcinoma da mama, anunciando a breve realização de um ensaio clínico de fase III que deverá contar com mais de mil pacientes.

Carla Teixeira
Fonte: PM Farma

Sem comentários: