quarta-feira, 13 de junho de 2007

Em desenvolvimento pela Novartis Oncology
Novos fármacos para vários cancros


A Novartis Oncology anunciou hoje que tem em processo de registo sete novos medicamentos para o tratamento de diversos tipos de cancro. Além dos produtos da marca já em comercialização – Glivec, Zometa, Femara, Sandostatin LAR Depot e Exjade –, a Novartis diz ter em fase de investigação clínica um grande número de novos fármacos, sete dos quais poderão em breve fazer a sua estreia no mercado europeu e norte-americano.

David Epstein, presidente de Novartis Oncology, anunciou na cidade espanhola de Barcelona que os novos medicamentos deverão estar disponíveis no prazo máximo de três anos, e que um dos primeiros a chegar será o Tasigna (nilotinib), um “filho” do Glivec, produto que revolucionou o tratamento da leucemia mielóide crónica. De acordo com aquele responsável da marca suíça, o novo fármaco será mais potente e mais selectivo que o antecessor, devendo o nilotib permitir o tratamento com êxito a pequena percentagem de doentes que não respondeu à terapêutica com base no imatinib.
Outro composto que está a gerar grande expectativa e entusiasmo entre os peritos da Novartis Oncology, que o definem como “muito promissor”, é o RAD001, inibidor da mTOR, um fármaco oral que poderá ser usado no tratamento de diversos tipos de cancro e que foi ensaiado para o tratamento de carcinomas do rim, do pâncreas e em tumores neuroendócrinos. De acordo com a empresa farmacêutica prossegue ainda a investigação em torno de medicamentos já aprovados, com o objectivo de abrir caminho a novas indicações terapêuticas para os mesmos.
Na apresentação destes novos desenvolvimentos, o director da Novartis Oncology na Europa, Guido Guidi, destacou o papel de Espanha no âmbito da investigação e do desenvolvimento dos novos produtos oncológicos da companhia, depois de, só entre 2003 e 2007, o número de ensaios clínicos com medicamentos realizados no país vizinho ter aumentado 255 por cento. “A nossa aposta na investigação mostra o nosso profundo empenho e compromisso na descoberta e no desenvolvimento de novas estratégias para ajudar os pacientes com cancro, ao mesmo tempo que o nosso catálogo de produtos evidencia os esforços diários de milhares de pessoas dedicadas a essa missão”, enfatizou David Epstein.

Carla Teixeira
Fontes: Doyma, Novartis Oncology

Sem comentários: