quarta-feira, 13 de junho de 2007

Estudo comprove que o tipo de tratamento contra o cancro da próstatas depende de cada especialista

De acordo com um estudo liberado segunda-feira,o tipo de tratamento contra o cancro da próstata que cada homem recebe, tem muito haver com o especialista de cada um.

O cancro da próstata pode ser tratado eficazmente ao usar a radiação, sementes radioactivas ou a remoção cirúrgica da próstata.
A cirurgia ou os medicamentos para parar a produção de testosterona, conhecida como a terapia da hormona, podem igualmente ser usadas em pacientes de alto risco.É igualmente recomendado frequentemente uma observação médica próxima,pelos médicos. Cada tratamento é associado com os diferentes benefícios e efeitos secundários.
A cirurgia da próstata pode causar a incontinência urinária e a deficiência erectile; a terapia de radiação pode causar a diarreia e a deficiência orgânica erectile; e a terapia da hormona pode causar "hot flashes" e ternura no peito.
Embora a taxa de sobrevivência de cinco anos para homens com cancro de próstata localizado seja quase 100 por cento, é o terceira causa comum da morte do cancro nos homens de todas as idades, e a causa principal da morte do cancro nos homens com mais de 75 anos.
Segundo o especialista, Jang " Não há nenhum estudo científico que prova que a terapia trabalha melhor, por isso, os homens tendem seguir as recomendações médicas".
O estudo de mais de 85.000 homens com mais de 65 anos de idade com cancro de próstata foi descoberta uma correlação forte entre o tipo do médico e o tratamento.
A maioria de pacientes que sofrem de cancro da próstata tendem a ver primeiramente um urologista porque são os que executam biópsias e fazem diagnósticos.
Se o médico do paciente for um urologista, por exemplo, a recomendação mais frequente, para homens com menos de 70 anos de idade, será a cirurgia -- 70 por cento dos casos.
Para homens com mais de 75 anos que viram somente um urologista, a escolha era a observação "watching waitng" ou a terapia da hormona em 91 por cento dos pacientes.
Mas se consideraram além de um urologista,um oncologista da radiação, 78 por cento dos homens mais novos e 85 por cento dos mais idosos receberam a terapia de radiação.
Segundo,o Dr.Justin Bekelman,oncologista de radiação que trabalhou neste estudo," os pacientes tendem a ir bem em todas as opções do tratamento, a escolha recai sobre quais os efeitos secundários e as opções de tratamento que são as melhores para cada paciente".
Para Jang,"tanto os urologistas como os gatekeepers têm que apresentar informação equilibrada."
A sociedade americana contra o cancro estima que,já este ano, 218.890 homens irão ser diagnósticados com a doença e 27.000 homens já diagnósticados irão morrer.

Sandra Cunha

Fontes:Reuters,CNN

Sem comentários: