sábado, 2 de junho de 2007

Apreensão de pastas de dentes chinesas nas Honduras

Depois da Nicarágua, também o governo das Honduras tem procedido, desde quinta-feira, à apreensão de pastas de dentes, de origem chinesa, suspeitas de conterem uma substância tóxica, o dietileno glicol.
A apreensão destes produtos dentífricos foi ordenada pela Secretaria de Estado da Saúde das Honduras e teve inicio na capital do pais. No entanto, as autoridades fizeram já saber que vão estender a acção de fiscalização a outros locais do pais.
De acordo com a imprensa local, as pastas Mr. Cool, Genial, Excel e Floppi, poderão ser prejudiciais para a saúde, uma vez que o dietileno glicol, é um álcool de uso industrial, usado para adocicar e tornar mais espesso o dentífrico. O dietileno glicol já provocou cem mortes no Panamá, quando foi misturado com medicamentos da Segurança Social.
De acordo com o governo das Honduras, terão sido já apreendidas milhares de embalagens, que deverão ser imediatamente destruídas, caso seja confirmada a presença desta substância tóxica.
Na quarta-feira, o governo da Nicarágua anunciou a apreensão, em Managua, de 40 mil bisnagas de pasta de dentes da marca Mr. Cool e na sexta-feira a Administração dos Medicamentos e da Alimentação dos Estados Unidos, veio também alertar os consumidores para os perigos do consumo de dentífricos chineses.

Inês de Matos

Fonte: Diário Digital

Sem comentários: