sábado, 2 de junho de 2007

Medicamento nas farmácias portuguesas não dá para fabricar droga psicoactiva BZP

Segundo a agência Lusa, o Infarmed esclareceu que não existe qualquer tipo de problema com o medicamento que se vende nas farmácias com a substância Benzilpiperazina (BZP), que associada a uma outra substância de uso comum dá uma droga psicoactiva.
O porta-voz da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) explicou que “não se regista o mais pequeno problema", com este medicamento, usado para combater as lombrigas há vários anos e que, se houver problema será "com a substância activa utilizada para fins ilícitos”, embora acredite que se tal acontecer seja um caso da polícia e não da Autoridade Nacional do Medicamento.

A BZP provoca efeitos semelhantes aos das anfetaminas. O Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (OEDT) está a avaliar as consequências desta droga psicoativa..

Nestes últimos dois anos produtos contendo BZP têm vindo a ser submetidos a uma publicidade elevada sendo comercializados por vários retalhistas e na Internet como produtos psicoactivos "naturais" ou "de ervanário", referindo também que são uma alternativa legal à ecstasy, induzindo falsamente os consumidores, pois acreditam que é uma droga segura.

Fonte: Agência Lusa

Liliana Duarte

Sem comentários: