sábado, 2 de junho de 2007

Uma abordagem pedagógica para candidatos a médicos

Professores da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho desenvolveram uma abordagem pedagógica para os alunos do curso de medicina (adaptável a alunos de qualquer curso de ciências biológicas) que permite a aprendizagem e o uso de ferramentas de bioinformática na pesquisa e análise de dados sobre informação genética. A descrição desta actividade educacional foi publicada na edição da revista PloS ONE de Junho.
A importância do desenvolvimento de iniciativas pedagógicas desta natureza e a sua inclusão no currículo médico têm em conta os avanços recentes no campo da genética. De tal forma tem aumentando a informação genética disponível em bases de dados de livre acesso que se antecipa a sua grande utilidade na prática clínica. Como exemplo, o crescente investimento na farmacogenómica e terapia personalizada com base no genoma individual enfatiza a necessidade dos médicos se familiarizarem com a genética, bioinformática e obtenção de informação.

Por estas razões, a inclusão da aprendizagem da bioinformática no contexto da medicina tem sido sugerido por entidades como a Association of American Medical Colleges. A abordagem de aprendizagem que agora se publica enquadra-se nestas recomendações e pode ser adaptada a diferentes contextos biomédicos e clínicos.
O desenvolvimento de estratégias alternativas de aprendizagem enquadra-se no currículo do curso de medicina da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho.

Fonte: Universidade do Minho

1 comentário:

Rui Borges disse...

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