sábado, 2 de junho de 2007

Tumor cerebral removido pelo nariz

Uma equipa de médicos norte-americanos desenvolveu uma técnica de remoção de tumores cerebrais que tem a vantagem de não deixar as inconvenientes, e até há pouco tempo incontornáveis e irremediáveis, cicatrizes no rosto do paciente.

A experiência foi realizada há cerca de um mês no Centro Médico da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, numa criança de apenas quatro anos de idade, que sofria de um tumor que atingia o cérebro e a base do crânio. De acordo com os especialistas, numa intervenção cirúrgica normal o rosto da criança seria cortado, deixando uma cicatriz de grandes dimensões. No entanto, a nova técnica permitiu a remoção do tumor cerebral pelo nariz.
Ao longo dos últimos meses foram tornados públicos, em países como os Estados Unidos, a França ou o Brasil, vários outros métodos inovadores para a remoção de tumores, como a extracção da vesícula biliar através da vagina, enquanto na Índia foi anunciada a possibilidade de remover o apêndice, parte final do intestino grosso, pela boca. São novas técnicas que têm contribuído para uma revolução na Cirurgia, e que têm como principal benefício uma mais rápida recuperação dos doentes, que já não tem de se sujeitar a sofrer cortes na pele e nos músculos.

Carla Teixeira
Fonte: Médicos na Internet

Sem comentários: