sábado, 2 de junho de 2007

Primeiro encontro de GIST no Funchal

Este tipo de tumor, atinge cerca de 200 pessoas por ano. Dados foram apresentados em encontro médico, no Funchal, este fim-de-semana.

Todos os anos surgem em Portugal uma média de 150 a 200 novos casos de Gist, o Tumor do Estroma (parede) gastrointestinal, revela um estudo sobre esta patologia apresentado recentemente no Funchal, sob o apoio da Novatris Oncology.
O encontro, promovido pelo Serviço de Anatomia Patológica do Hospital Central do Funchal, contou com a participação de anátomo-patologistas, cirurgiões, gastrenterologistas, oncologistas e radiologistas.
Um dos pontos em análise foi o estudo retrospectivo realizado pela unidade hospitalar madeirense a qual também referiu o surgimento de dois a três casos deste tipo de tumor, por ano, na Região.
O GIST, a designação médica do tumor do estroma gastrointestinal, afecta sobretudo homens com idade superior a 55 anos, apresenta uma taxa de cura elevada, sendo a cirurgia a forma de tratamento mais comum.
O programa tinha cinco pontos fundamentais, tendo diversos oradores. Assim, o médico Nuno Costa começou por falar sobre Tumores do Estroma Gastrointestinal (GIST) – Modelo de Tratamento Dirigido a Oncogenese.
O contributo da gastroenterologia no diagnóstico foi o tema a abordar por Nuno Ladeira, enquanto que Ana Filipa Capelinha e Michelle Cordeiro desenvolveram a questão do papel da anatomia patológica no diagnóstico e prognóstico. Por fim, Sandra Hilário explicou quando e como operar. Ao longo do encontro foram apresentados ainda diversos casos clínicos.

Juliana Pereira
Fonte: Lusa

1 comentário:

Carla Teixeira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.