sábado, 2 de junho de 2007

Cancro: Rastreios gratuitos em dia de prevenção


No Dia da Prevenção do Cancro da Pele, que se assinala segunda-feira (4 de Junho), cerca de 30 unidades hospitalares vão proporcionar um rastreio gratuito nos serviços de dermatologia. A iniciativa da Liga Portuguesa Contra o Cancro pretende chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce no sucesso da taxa de cura.

A lista dos hospitais encontra-se disponível no site da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo e nalguns casos é necessária uma marcação prévia. Entre as unidades hospitalares que realizarão os testes de rastreio gratuitos encontram-se o São João e Santo António, no Porto, e o Curry Cabral e Santa Maria, em Lisboa.

Se for diagnosticado precocemente, a maioria dos cancros de pele tem uma taxa elevada de sucesso de cura, bastando realizar uma intervenção cirúrgica, uma intervenção a laser, radioterapia ou uma crocirurgia de forma a remover a área de pele infectada.

Em Portugal, as estatísticas disponibilizadas pelos institutos de oncologia indicam que a incidência do melanoma, um dos tumores mais malignos, se situa perto dos 800 casos anuais, enquanto os epiteliomas têm uma incidência de cerca de 10 mil novos casos por ano.

De acordo com os números oficiais, um em cada cinco casos de doentes com melanoma acaba por ser fatal, sendo que mais de metade dos casos regista-se em pessoas com menos de 40 anos. Ainda assim, o diagnostico precoce do tumor permite que mais de 90 por cento dos casos tenham cura.

A exposição ao sol é a causa principal do cancro de pele, sendo responsável por 90 por cento dos tumores. Este factor leva os especialistas a aconselharem a utilização de protector solar mesmo nas actividades ao ar livre.

Marta Bilro

Fonte: JornalismoPortoNet, Diário Digital, Jornal de Notícias, Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo

Sem comentários: