sábado, 2 de junho de 2007

Conferência inaugural da SPSA no próximo dia 19

Conferência inaugural da SPSA no próximo dia 19
Promover e advogar a saúde ambiental

A recentemente formada Sociedade Portuguesa de Saúde Ambiental promove, no dia 19 deste mês, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a sua conferência inaugural. A entrada é gratuita, mas pressupõe uma inscrição, que deverá ser feita até ao próximo dia 12.

Com o arranque dos trabalhos previsto para as 16 horas, com um primeiro painel em que serão apresentados a associação, os seus estatutos e objectivos, a reunião deverá depois prosseguir com a intervenção de António Tavares, chefe da divisão de Saúde Ambiental da Direcção-Geral de Saúde, que dissertará sobre a temática «A Saúde Ambiental no plano estratégico a médio prazo – 2008/2013: uma matriz de referência?», seguindo-se a alocução de Paulo Magalhães, em representação da associação ambientalista Quercus, um debate e um Porto de Honra.
A Sociedade Portuguesa de Saúde Ambiental, com sede no Estoril, foi fundada no passado mês de Março, no resultado da confluência de vontades de um grupo de profissionais com interesses naquelas duas áreas em colmatar a necessidade que dizem sentir-se relativamente à existência de “um fórum específico de produção de conhecimento que possa servir de base ao desenvolvimento da saúde ambiental”. Na prossecução desse propósito, segundo adianta a SPSA na sua ainda incipiente página na internet, e “perante a transversalidade da relação” entre os sectores do Ambiente e da Saúde, pretende a nova entidade “congregar todos os profissionais com intervenção e interesse naqueles domínios”, independentemente da natureza da sua formação académica.
Neste contexto, refere a SPSA, o objectivo da associação passa pela sua afirmação, no panorama nacional e internacional, enquanto “parceiro de instituições de ensino, governamentais, profissionais e sociais determinadas em unir esforços para promover e advogar a Saúde Ambiental em prol da saúde das comunidades”. Para alcançar estes amplos desideratos, são desígnios da Sociedade Portuguesa de Saúde Ambiental, entre outras acções, “promover encontros científicos, produzir e divulgar informação e saber, intervir em medidas legislativas e emitir pareceres, sempre que oportuno”.

Carla Teixeira
Fontes: Direcção-Geral de Saúde e SPSA

Sem comentários: