sábado, 2 de junho de 2007

Bombeiros atacam Ministério da Saúde

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) acusou hoje o Ministério da Saúde de estar a tentar criar uma "estrutura paralela" de socorro pré-hospitalar, através do INEM, para "substituir" e "descartar" os bombeiros.

"O Ministério da Saúde, há uns tempos a esta parte, vem tentando criar uma estrutura paralela de socorro pré-hospitalar para um dia poder substituir os bombeiros ou remetê-los para um papel residual", disse o presidente da LBP, Duarte Caldeira.
O responsável falava à agência Lusa no final de uma reunião do Conselho Nacional da LBP, que decorreu hoje, em Beja, e na qual foram debatidas as relações entre os bombeiros e o INEM nas operações de socorro pré-hospitalar.
Observando que Portugal "não tem um sistema de emergência adequado à sua realidade", Duarte Caldeira defendeu que, "se o Estado quiser garantir um socorro pré-hospitalar qualificado, pronto e de proximidade, tem, necessariamente, de apostar na parceria com os bombeiros".
Uma estrutura que Duarte Caldeira considerou "indefensável", lembrando que, actualmente, "o INEM tem 50 ambulâncias com tripulações próprias, enquanto que os bombeiros têm 3.500 em todo o país".
Perante estes números, questionou: "Quem é que pode defender que é bom para o país malbaratar o investimento feito pelos bombeiros em ambulâncias e tripulantes, deitando fora tudo o que existe para começar uma nova estrutura que nunca terá capacidade de chegar aos locais onde hoje os bombeiros chegam?"
A necessidade de actualização dos subsídios pagos pelo Ministério da Saúde defendida pela Liga de Bombeiros Portugueses levou esta organização a recusar uma tabela que lhe foi apresentada pelo Governo, que considerou ser uma decisão administrativa do Executivo, já que não foi alvo de qualquer processo negocial.

Juliana Pereira
Fonte: Lusa

Sem comentários: