sábado, 2 de junho de 2007

Distúrbios mentais medicados com psicofármacos

Distúrbios mentais medicados com psicofármacos

Ansiedade, depressão e perturbações do sono constituem, por esta ordem, os três principais diagnósticos que, na Medicina Geral e Familiar, motivam a prescrição de psicofármacos, à luz dos resultados de um estudo da rede Médicos Sentinela agora publicado, citado pelo Observatório da Saúde.

De acordo com o relatório do estudo, a maior parte dos distúrbios mentais requer a instituição de uma terapêutica com recurso a psicofármacos, e são as três doenças citadas pelos especialistas que mais contribuem para o avolumar das prescrições daquele tipo de fármacos. A investigação feita pela rede de médicos de família, que de uma forma voluntária participa em programas anuais de notificação contínua de doenças e situações no âmbito da Saúde, bem como em projectos de investigação clínica e epidemiológica, tem por base uma recolha de informação feita durante os meses de Janeiro, Fevereiro e Março de 2004, mas só agora foi publicada.
Ao longo daquele trimestre foram prescritos a mais de 95 por cento dos pacientes a quem foi traçado o diagnóstico de perturbações do sono, ansiedade ou de ambas as patologias, psicofármacos do grupo dos psicolépticos, enquanto a 49 por cento dos doentes diagnosticados exclusivamente com depressão foram receitados apenas anti-depressivos, e a 38 por cento anti-depressivos combinados com psicofármacos. Os medicamentos prescritos a um maior número de utentes foram o alprazolam a fluoxetina.

Carla Teixeira
Fonte: Observatório da Saúde

Sem comentários: