sábado, 2 de junho de 2007

Conferência do ICN encerra em Yokohama com um «pezinho» na África do Sul

A Enf.ª Hiroko Minami e a Enf:ª Judith Oulton, Presidente e Directora Executiva do International Council of Nurses (ICN), respectivamente, foram as anfitriãs da cerimónia de encerramento da Conferência do ICN, que decorreu entre 30 de Maio e 1 de Junho em Yokohama (Japão).
Na cerimónia que contou com a presença especial dos membros do Conselho de Representantes Nacionais e da Princesa Muna Al-Hussein da Jordânia, entre outros, a Enf.ª Setsuko Hisatune, Presidente da Associação de Enfermeiros Japoneses fez o balanço de um encontro que reuniu em Yokohama mais de 4 mil enfermeiros de todo o mundo.
Por sua vez, o Enf. Ephraim Mafalo, Presidente da Organização Democrática dos Enfermeiros Sul-africanos, convidou todos os presentes a visitarem aquele país da África Austral daqui a dois anos, participando assim na próxima Conferência do ICN.
A exemplo do que aconteceu na quarta e quinta-feira, o último dia do encontro contou com a participação dos enfermeiros portugueses em várias sessões. Desde logo os dois vencedores do Concurso Nacional de Comunicações Livres promovido pela Ordem dos Enfermeiros - Enf. Hugo Amaro e Enf.ª Cidalina Abreu – tiveram a oportunidade de apresentar os seus trabalhos.
Na tarde do último dia, e a convite do ICN, a Enf.ª Augusta Sousa, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, teve oportunidade para falar do projecto Biblioteca Móvel em Português.
Mais uma vez as intervenções dos enfermeiros portugueses incluíram a apresentação de pósteres, comunicações livres e a moderação de sessões. Educação em Enfermagem, CIPE, Girl Child Project, Prudência e a experiência dos Conselhos Jurisdicionais Regionais da OE foram alguns dos temas em discussão.
Na sala principal do National Convention Hall de Yokohama estiveram em debate assuntos como a necessidade de globalizar os valores éticos que combatem a pobreza e ajudam as pessoas a cuidar de si mesmas, bem como a necessidade de melhorar a remuneração, os ambientes de trabalho e a dignidade da profissão. Também ficámos a conhecer o exemplo das Bermudas enquanto país que recruta enfermeiros no estrangeiro e do Gana enquanto Estado que sofre as consequências de uma emigração em massa.
Ontem, 31 de Maio, os participantes na Conferência do ICN puderam assistir a nove intervenções dos enfermeiros portugueses e analisar quatro pósteres lusos. O projecto dos Padrões de Qualidade, Ética no fim de vida e Educação foram algumas das temáticas versadas.
Nas principais salas falou-se da importância dos ambientes de trabalho positivos para a melhoria da satisfação e para uma maior responsabilização, factor que pode permitir um maior desenvolvimento profissional. Em destaque esteve igualmente o Sistema de Saúde misto (público e social) do Japão, onde, devido ao envelhecimento da população e à baixa natalidade é difícil encontrar jovens interessados em optar por uma carreira de Enfermagem.
No final do dia, um grupo de conferencistas convidados - entre os quais alguns membros da delegação oficial portuguesa - participaram numa recepção que teve como convidada de honra a Imperatriz do Japão. Em conversa com a Enf.ª Maria Augusta Sousa, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, a Imperatriz Michiko saudou a presença de Portugal na Conferência do ICN e dedicou palavras de apreço a todos os enfermeiros portugueses.

Sem comentários: