sábado, 2 de junho de 2007

Laura Bush vai a Moçambique em finais deste mês para avaliar luta contra HIV/SIDA

A primeira-dama dos EUA, Laura Bush, estará em Moçambique em finais deste mês, para avaliar os progressos conseguidos com o programa de combate à SIDA, lançado pelo seu marido em 2003, disse hoje à Agência Lusa fonte diplomática norte-americana.

Moçambique recebeu desde 2003 um total de 141,4 milhões de euros do Programa de Emergência Presidencial de Alívio à SIDA (PEPFAR, na sigla em inglês), aprovado pelo congresso norte-americano a pedido de George Bush, para o apoio no combate à doença em 15 países de África e Caraíbas, gravemente afectados pela pandemia.

O pacote financeiro autorizado pelo congresso norte-americano em 2003 ultrapassa 11 mil milhões de euros e prevê, entre outras medidas, o alargamento do acesso de mais doentes aos anti-retrovirais.

No caso moçambicano, estima-se que 110 mil pessoas tenham acesso aos anti-retrovirais até 2008, contra 34.000 este ano, e 16.200 em 2006, como efeito directo dos apoios concedidos no quadro do PEPFAR.

Para analisar a evolução verificada nos últimos anos na luta contra a SIDA, em resultado da iniciativa defendida pelo seu marido, Laura Bush vai visitar Moçambique em finais deste mês, devendo encontrar-se com as autoridades do país, principalmente com entidades ligadas ao combate à doença.

Números oficiais referem que 16,2 por cento dos mais de 19 milhões de moçambicanos estão infectados com o vírus do HIV/SIDA e mais de 500 novos casos verificam-se diariamente.

A deslocação de Laura Bush insere-se numa digressão por África, que a levará igualmente ao Botsuana e Zâmbia, dois países da sub-região da África Austral que também beneficiam do PEPFAR.


Fonte: Lusa

Sem comentários: