sábado, 2 de junho de 2007

Benzilpiperazina com utilização crescente pelos jovens europeus

O Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (OEDT) avalia os riscos de saúde e sociais desta droga psicoativa.

A Benzilpiperazina é vendida aos jovens como alternativa ao Ecstazy e não tem qualquer uso a nível medicinal. Os técnicos da OEDT fazem a listagem dos sintomas derivados do consumo: hipertensão, taquicardia (pulsações aceleradas), convulsões, ansiedade e insónias, podendo qualquer um deles prolongar-se 24 horas.

Segundo a agência europeia «a BZP foi preparada pela primeira vez em 1944 pelos laboratórios Welcome Research (Reino Unido) como um potencial anti-helmíntico (no tratamento de germes intestinais) do gado, não tendo sido utilizado como tal, dado que se identificou ser relativamente ineficaz e causou efeitos contrários, como convulsões, nos mamíferos».

O Conselho da União Europeia foi órgão que decidiu avaliar este estupefaciente, decisão esta que teve por base um relatório conjunto do OEDT e da Europol. A apreciação de riscos está a a cabo do Comité Científico do OEDT. Existe também a participação de peritos da Comissão Europeia, da Europol e da Agência Europeia dos Medicamentos (EMEA). O relatório com todas as conclusões do estudo irá ser apresentado ao Conselho Europeu em meados de Junho.

Susana Teodoro

Fonte: Público e Sol

Sem comentários: