sábado, 2 de junho de 2007

Centro Hospitalar de Viana vai iniciar rastreio de surdez neonatal

O Centro Hospitalar do Alto Minho (CHAM), em Viana do Castelo, vai começar a fazer, muito em breve, um rastreio da surdez neonatal, graças a um aparelho de otoemissões que lhe foi oferecido no âmbito da "Missão Sorriso".

O director do Serviço de Pediatria do CHAM, Rei Amorim, disse à agência Lusa que a falta do aparelho inviabilizava a realização daquele rastreio nos recém-nascidos.

"O aparelho de otoemissões foi-nos atribuído esta semana e estamos neste momento na fase de formação do pessoal, sendo certo que muito em breve começaremos a fazer o rastreio", garantiu Rei Amorim.

Uma iniciativa do "Continente", a Missão Sorriso 2006, traduzida na venda naqueles hipermercados do livro, CD e DVD "Leopoldina e a tartaruga bebé", resultou na dotação do Serviço de Pediatria do CHAM com um equipamento avaliado em cerca de 50 mil euros.

O CHAM recebeu também uma bomba extractora de leite, para mães com bebés internados, e a "nova geração" do aparelho de fototerapia destinado a tratar a icterícia nos recém-nascidos.

A icterícia manifesta-se na cor amarela da pele e no branco dos olhos dos bebés e é causada pelo excesso de bilirrubina no sangue.

"Mas a doação de maior valor foi, sem dúvida, o novo equipamento da sala de recém-nascidos da maternidade, desde mobiliário, ar condicionado a banheiras. O equipamento de que dispúnhamos era muito antigo, estava lá desde a criação do hospital", acrescentou Rei Amorim.

Fonte do "Continente" disse à Lusa que a Missão Sorriso 2006 permitiu angariar, em todo o país, 800 mil euros, que foram convertidos em mais de 250 equipamentos médico-científicos e lúdicos para distribuir pelos serviços pediátricos de 25 unidades hospitalares.

Desde 2003, a Missão Sorriso já contribuiu com mais de dois milhões de euros, traduzidos numa oferta de mais de 700 equipamentos.


Fonte: Lusa

Sem comentários: